Palavras com Sabor

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Coepolvo

Metade coelho / Metade polvo

O coepolvo tem de coelho as orelhas e as patas e de polvo a cabeça e os tentáculos. Este animal tem uma forma e uma cor que assustam os humanos quando o vão caçar.

O coepolvo pertence aos moluscos. Tem doze patas muito compridas e é revestido por pelos e escamas. Existem coepolvos domésticos e coepolvos selvagens, os quais acasalam e, por vezes, têm até dez crias ou mais. Deslocam-se deslizando na água. O coepolvo mede cerca de um metro e vinte centímetros, pesa quinhentos quilos e alimenta-se de outros animais marinhos. O coepolvo vive nas águas mais profundas do Oceano Índico e utiliza as algas para fazer a sua camuflagem.

João Paulo Silva (E.B. de Vila Praia de Âncora) [criação original a partir da leitura da obra A Arca de Não É. Ou o guia dos animais que poderiam ter existido, com texto de Miguel Neto e ilustração de Julie Staebler]

Tubaranha

Metade Tubarão / Metade Aranha

O tubaranha é uma mistura de tubarão com aranha, em que os seus membros posteriores são patas e os anteriores são barbatanas.

O tubaranha é um bicho que não é muito amigável, pois come todo o tipo de animais, desde peixes a insetos. Quando tem calor vai para a água e quando quer apanhar raios solares sai da água e começa a tecer uma teia, onde se deita como se fosse uma rede. Ele é revestido por pele com pelos, tem uma barbatana dorsal e oito patas. Os tubaranhas gostam de jogar futebol, pois a sua cauda é tão grande que não deixa entrar nenhum peixe-balão na sua baliza.

David Mendanha (E.B. de Vila Praia de Âncora) [criação original a partir da leitura da obra A Arca de Não É. Ou o guia dos animais que poderiam ter existido, com texto de Miguel Neto e ilustração de Julie Staebler].

Esquirafa

Metade Esquilo / Metade Girafa

A esquirafa tem corpo de esquilo e pescoço de girafa, com as manchas que a girafa possui.

A esquirafa é um animal muito interessante e inteligente, pois vive nas florestas mais perigosas do mundo e usa uma técnica muito comum, mas duma maneira extraordinária: a esquirafa, para além de se camuflar, de forma a passar despercebida, tenta procurar o cheiro do ambiente e confunde-o com o seu. A esquirafa tem o pescoço comprido como uma girafa, o qual é perfeito para detetar predadores à distância, e as suas manchas fazem enlouquecer os esquilos, que gostam de coisas exóticas.

Gonçalo Coelho (E.B. de Vila Praia de Âncora) [criação original a partir da leitura da obra A Arca de Não É. Ou o guia dos animais que poderiam ter existido, com texto de Miguel Neto e ilustração de Julie Staebler].

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Porcagaio

Metade Porco / Metade Papagaio
 
O porcagaio vive metade do ano na quinta e a meio de junho voa para a Amazónia.
 
Quando o porcagaio está na Amazónia, os papagaios ficam um bocado espantados por ele ter corpo de papagaio e focinho de porco, e gostar de rebolar na lama. Já na quinta, os porcos acham esquisito que o porcagaio durma no telhado do chiqueiro ou nos ramos das árvores, mas por outro lado acham-no interessante por ter umas lindas e coloridas penas iguais às do papagaio.
O porcagaio tem três ovos por ninhada, que levam cerca de um mês a incubar. O tempo de vida do porcagaio pode chegar aos cem anos. Medem cerca de cinquenta centímetros e pesam de quinhentos a mil gramas.

Oriana Branco (E.B. de Vila Praia de Âncora) [criação original a partir da leitura da obra A Arca de Não É. Ou o guia dos animais que poderiam ter existido, com texto de Miguel Neto e ilustração de Julie Staebler].