O Armáguia no inverno tem pelo branco, como o arminho, e na primavera tem pelo castanho e branco, como as águias. Uma característica interessante do Armáguia é que ele come os seus próprios ovos.
Gosta de meter inveja aos arminhos, por poder caçar o seu alimento, roedores, em pleno voo, com as suas belas asas revestidas de penas. O Armáguia vive feliz no cimo de pequenas montanhas e orgulhoso por poder dar os seus ovos aos seus filhotes. As águias morrem de amores por ele, ficam encantadas com a sua mudança de pelo, da primavera para o inverno. Só que a sua companheira, a arminho-fêmea, não gosta nada de ver as águias fazerem charme ao seu companheiro! E digamos a verdade: nem os seus filhotes armáguias gostam… Mas também quem é que gosta?
O Armáguia tem uma gestação muito longa, de nove meses, e tem quatro a nove crias por ninhada. O Armáguia dura, em média, dezasseis a vinte anos.
Mariana, 5.º A (E.B. de
Vila Praia de Âncora) [criação original a partir da leitura da obra A Arca de Não É. Ou o guia dos animais que poderiam ter existido, com texto de Miguel Neto e ilustração de Julie Staebler]