Palavras com Sabor

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Cavalo Manco

Olá, amigos! Eu sou um cavalo. Todos gozam comigo por ter uma pata defeituosa. Sou alto e não sou gordo nem magro. Não gosto de falar de pensamentos e sou tímido.
Quando entrei para o segundo ciclo, o meu pai e a minha mãe ofereceram-me três ferraduras. Certo dia, quando ia a sair de casa, e estando eu a usar as minhas ferraduras novas, passou uma égua que, quando me virei, me deixou de boca aberta. Fui até à beira dela e perguntei-lhe:
Como te chamas?
Olá! Eu sou a Égua, e tu?
Eu... eu sou o cavalo manco.
Olha que nome tão engraçado!
A égua falava um pouco de tudo. E eu, já a ficar pálido, pedi-a em namoro. Ela respondeu que sim. Fizeram uma festa enorme cá na aldeia, para celebrar o início do nosso namoro. Mas o ex-namorado da égua, quando ouviu os foguetes, foi ver ao calendário e viu que não havia nenhuma festa.
A única prevista já tinha sido há dois meses atrás.
Esse cavalo ficou muito ciumento e, para se vingar, desafiou-me para uma luta, tudo por causa da bela Égua.
Não foi nada fácil, mas, com muito trabalho, acabei por ganhar.
Amiguinhos, em Portugal e noutros países, de norte a sul, vou dar-vos um conselho: quando gostam de alguém, nem é tarde nem é cedo para o dizer.

João Paulo, 5.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

21 comentários:

  1. O teu texto está muito original continua asim!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do teu texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O procimo que eu vou ecrever é ...
      É supresa.
      Se estas PESSOALMENTE NA ESCOLA.

      Eliminar
  3. Um texto muito interessante, ensina que mesmo com limitações tudo se consegue, basta ter confiança.
    Continua a escrever e a inventar histórias, pois demonstras ter sensibilidade, que é uma das condições mais importantes para quem escreve histórias.

    ResponderEliminar
  4. Está muito bom o texto relata a realidade continua assim

    ResponderEliminar
  5. tes muita imaginaçao senhor da escravadinha do snake

    ResponderEliminar
  6. Meu amigo João gostei muito do teu texto.

    ResponderEliminar
  7. É O TEXTO MELHOR QUE EU LI.
    um ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  8. vou-vos dar um desconto o procimo que eu vou escrever é "As quatro estações."p

    ResponderEliminar
  9. QUERIDO JOÃO QUERIA-TE DAR OS PARABENS AO TEU TEXTO
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  10. gOSTO MUITO DO TEU TEXTO.
    UM ABRAÇO DO CRISTIANO.

    ResponderEliminar
  11. continua a escrever asim...

    ResponderEliminar
  12. UM abraço a todos que me fizeram um comentário

    ResponderEliminar
  13. Muito bem, João Paulo!!!!!

    Gostei da história.Parabéns.

    Ilda

    ResponderEliminar
  14. o ultimo que escrevi foi "Um salto perigoso"

    ResponderEliminar