Palavras com Sabor

domingo, 10 de junho de 2012

O meu encontro especial

Num dia de nevoeiro, em que o sol pouco ou nada se via, as nuvens reinavam no azul do céu e as pessoas não queriam sair de casa, eu fiz uma coisa invulgar para dias como aqueles. Eu fui à praia. Caminhando junto a linha do mar, perdida nos meus pensamentos, ouvia a rebentação das ondas e sentia o cheiro a maresia.
Subi até ao pontão e, quase na ponta, sentei-me com o olhar na direção do infinito, pensando nos meus amigos que já não via há muito.
De repente ouvi um murmúrio… Seriam os búzios? Não, parecia um pedido de ajuda, aflito, leve, num tom agudo. Olhei a toda a volta. Foi então que vi uma figura humana numa rocha.
Fui lá ver. Subitamente, “pum pum”, dois relâmpagos rebentaram e começou a chover. Quando lá cheguei vi que era uma sereia, daquelas das lendas contadas pelos velhos marinheiros. Estava ferida, a esvair-se em sangue.
Sem nada dizer, fui buscar ligaduras e um penso à prova de água a uma cabana de surfistas, próxima da costa.
Quando cheguei lá a sereia disse:
– Obrigada, toma este colar que te ajudara. É um amuleto.
Peguei no colar, pousei-o na areia e coloquei-lhe a ligadura à volta da cauda. De súbito ouviu-se um trompete e a sereia voltou para dento de água. Mas primeiro perguntou-me o nome.
– Como te chamas? – perguntou.
– Inês, e tu? – voltei a perguntar, curiosa.
– Estrela – respondeu.
É daquelas amigas que nunca esquecerei. Agora vou todos os dias à praia procurá-la, mas nunca a encontro. Só pedras, búzios, conchas, areia, água e peixes.
Ah! Se a vires, diz-me…

Inês Malheiro, 5.º A (E.B. de Vila Praia de Âncora)

2 comentários:

  1. Sou a tua fá nº 1, adorei o teu texto, escreves sempre á volta da AMIZADE, é um sentimento deveras importante para ti... não te esqueças eu também sou tua amiga. bjs

    Cristina Malheiro

    ResponderEliminar
  2. Inês, eu acho que já vi essa sereia por algures!
    Ela era linda... Espera aí eu acho que não era uma sereia, mas sim eras tu!!
    Continua a escrever assim textos que eu adoro lê-los!!!
    Bjs!!!

    ResponderEliminar